Olá,


Um ano novo que inicia e está na hora de definir novas metas (ou trazer de volta àquelas que não conseguiu cumprir no ano passado...rsrs). Vamos lá:

Estudar inglês: Não tive condições de fazer curso de inglês na adolescência. Já fiz vários e nunca consegui sair do nível intermediário ( aquele que lê e ouve até bem, mas falar é uma tortura, sabe? ). A ideia é dedicar um tempo a esse estudo. Não vou terminar 2020 fluente mas... em um ano dá para ter uma melhora.

Fazer uma eurotrip: Como expliquei na retrospectiva não conseguimos fazer essa viagem em 2019. Sendo assim, renovo esse meta para 2020!

Fazer atividades físicas regularmente: Além da necessidade de perder uns quilinhos (devido as atitudes que tomamos em 2019 e que expliquei aqui), temos uma vida muito sedentária, já que trabalhamos o dia inteiro em escritório. Todo bom FIREE tem que preocupar com sua saúde para conseguir aproveitar a sua vida após atingir a independência financeira.

Quitar apartamento: Está no nosso planejamento quitar o apartamento antes do fim do 1º semestre de 2020.

Aportar, no mínimo, 50% das receitas: O curso de inglês, a eurotrip e quitação do apartamento dependem de muito dinheiro. Mesmo assim, vamos deixar a meta de investimentos alta. Alguns custos fixos de 2019 vão sair do orçamento - como a prestação do financiamento, por exemplo - e acreditamos que vamos conseguir manter esse nível de aportes. 

Com as metas definidas, chegou a hora de correr atrás! Vamos com tudo que 2020 vai ser maravilhoso! (I hope so 😂)

Em breve nos veremos.

12 Comentários

  1. Aportar 50% das receitas é bem audacioso. Será que este desequilíbrio conseguirá ser mantido? Não esqueça de aproveitar o presente além de planejar o futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai poupar 50% e fazer uma viagem para Europa. Acho que está aproveitando sim e 50% é a média para quem quer ser FIRE

      Excluir
    2. olá Bufunfa,

      nas minhas condições financeiras, considero 50% um valor equilibrado: metade gasto no presente e metade reservado para o futuro. O valor de 50% me dá uma vida confortável.

      A prestação do financiamento ocupava mais de 20% das minhas despesas mensais. Acredito que, com a retirada desse custo mensal, vou poder gastar com o curso de ingles e planejar a eurotrip sem problemas.

      Excluir
    3. oi Anon,

      é verdade. Não temos luxo, mas temos tudo o que precisamos com conforto. Apesar de termos uma taxa de poupança de 50%, não sentimos que estamos nos privando de alguma coisa.

      Abcs e obrigada pelo comentário.

      Excluir
    4. Ué, tudo depende de quanto é 50%, sua questão ficou meio estranha. Se o cara tem uma receita de 100 mil reais por mês, 50 mil da pra viver de maneira muito tranquila ! kkkkkkk

      Rumo a IF
      https://rumoaif.blogspot.com/

      Excluir
    5. Olá RIF,

      infelizmente estamos longe de ganhar 100k/mês mas os 50% que gastamos mensalmente nos deixa confortáveis hehehehehe

      Abcs e bons investimentos.

      Excluir
  2. Olá! Vim pela sua entrevista no sr IF, legal ter uma mulher para seguir ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peloggia!
      Que legal! Comentários assim muito me alegram!! Espero que goste do conteudo!

      abcs e bons investimentos.

      Excluir
  3. Olá FFF, feliz 2020!

    Olha, vou falar por experiência própria com o idioma inglês. Se você se dedicar por 30min ou 1 hora por dia, em 90 dias você consegue se comunicar. Não será fluente, mas conseguirá falar.

    Lembrando que durante os 90 dias de estudo é importante você fazer aulas de "speaking". Eu fiz usando o site italki. Lá procurava professores baratinhos para trocar ideia rs

    E legal que vão quitar o ap este ano. Ao ver isso, me lembro que falta bons anos ainda para quitar rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Não conhecia o italki, obrigada pela dica!

      Estou sonhando com o dia em que irei no banco me livrar dessa prestação que corroe meu orçamento! Torço para que consiga quitar o mais rápido possível! ;)

      Abcs e obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  4. Oi FFF,
    Uma de minhas metas é fazer ingles tb. Tenho negligenciado isso há anos. Desde o final do ano passado estou estudando 30 minutos por dia no mínimo, vou aumentar aos poucos.

    compartilha um pouco o método que pretende seguir.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Kspov,

      Digo o mesmo: negligenciei demais o inglês.
      Eu preciso falar e escrever melhor, então estou pensando em fazer o curso online da ENGLISH LIVE. Vamos ver no que dá.

      Abcs e bons investimentos

      Excluir