Olá,



final de ano, né? Conscientemente ou não, sempre fazemos uma retrospectiva do ano que termina. Como é meu primeiro ano de blog, não tenho aqui o registro das metas para revisar. Sendo assim, vou escrever tudo junto e misturado! Vamos lá:

Esse ano queríamos fazer uma viagem pela europa. Não deu 😔. Meu marido teve as férias adiantadas forçadamente e não consegui adiantar as minhas férias, dessa forma, não tivemos um longo período de folga para conseguirmos fazer nossa tão sonhada viagem. Já é o segundo ano que nossos planos de viagem foram frustrados devido ao não alinhamento das nossas férias. Será que só vamos conseguir fazer essa viagem qdo formos FIRE? Espero que não. 

Em compensação ao fracasso da viagem, esse ano trabalhamos MUITO e, como resultado, foi o ano que mais aportamos na história desse casamento (rsrsrs)! Foi bem acima das nossas expectativas e estamos bem felizes com isso. O aporte de 2019 foi de mais de 95K!!! 💪Quase o dobro do aporte de 2018!!! O ano ainda não acabou hein? Ainda tem um pouquinho de aporte para contabilizar!!! 

(Ainda fico um pouco chocada quando vejo esse gráfico, gente! 😮😊Para nós foi um feito incrível!!)

Preciso confessar que esse ano cuidamos pouco da nossa saúde. Fizemos somente o check-up do começo do ano e não fomos no oftalmologista. Fizemos pouca - para não dizer nenhuma - atividade física. Além disso, devido à carga de trabalho, não tinha tempo de cozinhar e pedíamos muito delivery. Qual o resultado? Todo mundo fofinho aqui em casa 😅! É um erro e sabemos disso. Focamos muito no trabalho e deixamos isso de lado.  Precisamos encontrar o equilíbrio e vou vamos trabalhar para isso não se repetir.

Vou adicionar aqui um item OFF-TOPIC MASTER, mas que foi muito importante pra mim: no comecinho desse ano eu fiz meu BIG CHOP, que é o grande corte de cabelo que as mulheres para remover todo o tratamento químico dos cabelos para deixá-los ao natural. Desde os 7 anos de idade fazia tratamentos químicos agressivos para mudar meu cabelo e resolvi que iria aceitá-lo como ele é. Passar por esse processo de aceitação foi transformador. Minha auto estima aumentou demais (Homens leitores: isso tudo pode parecer besteira, mas para uma mulher o cabelo tem um significado muito forte). Me sinto muito melhor agora.

Esse ano gerei uma renda extra com outra profissão que ocuparia os fins de semana. Foi pouco, mas é um começo. Como não me dediquei muito, não tive muito retorno (coisas da vida, né?). Deveria ter me dedicado mais... mas enfim! Vida que segue!

Posso dizer que esse ano foi de aprendizado sob o mundo dos investimentos. Estudei muito. Tô quase zerando os vídeos e artigos gratuitos na internet (rsrsrs). Eu iniciei esse ano a investir em renda variável, e como sou alguém que só dá um passo se analisar bem as possibilidades (isso tem um lado positivo e negativo, mas fica pra outro artigo),  estudei muito sobre o assunto antes de qualquer coisa. Foi ótimo! Aprendi muito e aprendo cada dia. 

Por fim, outro item marcante nesse ano é que enfim criei o blog!!! Estava empolgada em escrever e registrar a jornada pra mim mesma e no futuro voltar e ler os meus devaneios 😋, mas está sendo bem mais que isso. O feedback da finansfera foi maior que eu esperava e o aprendizado maior ainda. Muito legal!!

Em meio a sucessos e fracassos, esse ano de 2019 foi transformador nas nossas vidas. A cada dia aprendendo mais com o outro e sobre o outro para assim vivermos em paz. Estamos mais fortes e unidos. Que continuemos na luta rumo à nossa tranquilidade financeira.

Em breve nos veremos.

8 Comentários

  1. Parabéns a você e seu marido pela evolução patrimonial e principalmente pela união e companheirismo no casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,

      A cumplicidade e a união no casamento é um exercício diário que tentamos manter. So far so good...rsrsrs

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  2. Parabéns 3F. Aportes fantásticos! Progresso muito grande. Sua viagem para Europa sairá com certeza. Estou aqui planejando a minha para 2020.
    Abraço e que 2020 seja de ainda mais conquistas.
    -AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40,

      Obrigada! Que consigamos ir para Europa em 2020! rsrs

      Abcs.

      Excluir
  3. Parabéns pelo excelente 2019.
    Em 2020 deixem o sedentarismo de lado :)
    Bons investimentos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Foco, Força FIRE!

    Parabéns pela retrospectiva. Quantas vitórias você teve em 2019! Que aporte mostruoso e maravilhoso: crescimento de 100% em cima do 4T18? Parabéns mesmo. Eu gosto muito de ver também esse "desenvolver" em retrospectiva, ver quanto de aporte e quanto de renda passiva recebi no total. É inspirador e motivante pra continuar no ano seguinte. Que na próxima década tenhamos mais prosperidade e riqueza!

    Não tinha descoberto seu blog ainda, mas a vi num comentário no site do Vida Rica. Eu tenho um blog e canal de finanças pessoais também. Quando der, passa lá também!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá PI,

      obrigada! O aporte de 2019 foi incrível! Bem acima do esperado. Esse ano de 2019 foi muito focado no projeto FIRE e o resultado foi reflexo disso.

      Vou te adicionar no blogroll. Me adiciona tbm! ;)

      Que 2020 seja próspero para todos!

      Abcs.

      Excluir