Olá,


Você se lembra quando e porque você começou a sua jornada rumo à FIRE? Em que momento o termo "independência financeira" entrou na sua vida? Mexendo nas minhas memórias encontrei as minhas respostas, gostaria de registrar/compartilhar aqui.

Eu nunca fui uma pessoa que gastava mais do que tinha. Desde o meu primeiro estágio, sempre mantive minhas contas em dia e guardava (na poupança) o que sobrava. Usava pouco cartão de crédito, pois sempre tive o hábito de juntar dinheiro para só assim comprar o que queria. Agradeço esse comportamento aos meus pais. Eles me ensinaram isso através do exemplo. Até esse momento, eu tinha certeza que, como não vim de família rica, teria que trabalhar até me aposentar pelo INSS e está tudo bem. Era assim que tinha que ser.

As coisas estavam caminhando bem: tinha economizado uma grana que, juntando com o saldo do FGTS, poderia usar de entrada para financiar um apartamento. Meu marido (namorado, na época) quis participar na compra e, o sonho que era só meu, passou a ser dos dois. Trabalhávamos juntos e três meses depois da assinatura do contrato de financiamento, fomos promovidos... tudo lindo!

Trabalhávamos em uma empresa que prestava serviço para um empresa pública e, um ano depois da assinatura do financiamento, essa empresa pública decidiu encerrar o contrato. Os dois poderiam ser demitidos ao mesmo tempo. Tínhamos uma dívida de 30 anos para pagar e pouco dinheiro em caixa, porque usamos tudo para montar o apartamento.

Eu nunca tive dívidas e, quando faço uma dívida dessa magnitude, corro o risco de perder o emprego! Como vamos pagar nossas contas? Como vamos nos manter? Minha vida que parecia um sonho começou a desmoronar. 

Diante dessa situação eu percebi que a minha vida foi fortemente afetada devido à decisão de alguém que nem me conhece. Deixaram de renovar um contrato e... os meus planos foram por água abaixo! Percebi que ter um emprego era um fator fundamental na minha tranquilidade e isso estava totalmente fora do meu controle. Precisava impedir que isso acontecesse no futuro! Isso não pode estar certo! Não quero que minha vida seja assim! 

Em anos anteriores um colega de trabalho me recomendou um livro sobre finanças. Muito tempo depois, um outro amigo estava se mudando para austrália e resolveu doar seus livros... olha o livro recomendado bem lá no meio! Resolvi levar para casa. Não li. Diante da situação financeira que vivia no momento, lembrei desse livro e resolvi dar uma chance. Esse livro foi Pai Rico Pai Pobre. 


Comecei a ler e foi como um soco na minha cara! Me vi na corrida dos ratos. Vi características do pai pobre em meu pai. Vi que trabalhava pelo dinheiro e, se continuasse no mesmo caminho, seria assim para sempre. 

Vi também q eu poderia mudar essa situação! Se eu começasse a comprar ativos reais, poderia fazer o dinheiro trabalhar para mim! Nesse momento a minha mente se expandiu e nunca mais fui a mesma. 

Apresentei todas as ideias ao meu marido. O meu entusiasmo foi tanto que ele se interessou pelo assunto, percebeu também que era possível sair dessa corrida dos ratos e embarcamos juntos nessa jornada. Desde então, nos tornarmos independentes financeiramente virou nossa meta. Não queremos sentir novamente o que sentimos quando estávamos em risco de perdermos o emprego.  E isso não vai acontecer!

Essa é a minha história. 

Tornar-se independente financeiramente, demanda tempo, esforço e dedicação. Relembrar por quê iniciamos essa jornada, revigora o nosso desejo de continuar. Quando tiver cansado(a), tente lembrar porque começou essa jornada. Fazer esse exercício pode te dar o ânimo que precisa para se manter firme! Espero que ajude.

Nos veremos em breve.

12 Comentários

  1. Olá, FFF.

    Muito bem.
    Que bom que seu marido está alinhado a você.
    Eu praticamente caí de para-quedas nesse negócio de IF. Já poupava, mas nunca tinha ouvido falar em IF. Procurando na internet sobre relacionamentos e caí no blog do pobretão. De lá para cá começou a minha jornada. Lendo livros, blogs, vendo vídeos, etc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy.

      ter um companheiro de jornada realmente facilita bastante.

      Obrigado pelo seu comentário. O seu blog também me ajudou bastante, meus agradecimentos formais a vc e a outros blogs da firesfera estão aqui. https://focoforcaefire.blogspot.com/2019/10/obrigada-firesfera.html

      Abcs.

      Excluir
  2. Muito bom. Interessante ver que assim como nos EUA a maioria se dá conta que existe algo mais quando economiza um bom montante para comprar uma casa. Aí vem FIRE e vemos que existe um outro mundo de possibilidades. Realmente quem ler este livro Pai Rico Pai Pobre vai se dar conta disso.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aa40,

      eu não tinha pensado nisso, mas é verdade: o brasileiro, no geral, quando constrói um patrimônio, é para comprar uma casa para morar, e ainda acha que é um investimento.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Muito interessante esse "despertar"! Por aqui até tive contato com o livro "Dinheiro e Vida" e minimalismo há uns anos atrás, mas sempre fui mais da teoria do que da prática (rsrs). Recentemente estou me livrando de um financiamento imobiliário e passei meses estudando sobre investimentos (para saber o que fazer com o valor que sobrará da venda), o que naturalmente me aproximou do tema "independência financeira". Ademais, estou procurando dar mais valor ao dinheiro (e mantê-lo por perto..rsrs!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CE,
      tenho planos de quitar o apartamento até meados do ano que vem. Só de saber que o valor da prestação vai ser convertido de despesa para receita na minha planilha me deixa MUITO animada! hehehe

      Te desejo a melhor negociação nessa venda e bons investimentos!

      Abcs.

      Excluir
  4. Primeiro parabéns pelo blog, é sempre bom ter novos blogs pra trazer mais pontos de vistas, exepriências e idéias sobre finanças e outros assuntos relacionados ou não.
    Comecei nessa caminhada da IF antes da blogsfera/finansfera/firesfera existir, isso em meados de 2010 e digo que esse jeito de encarar a vida tem muito mais haver com a personalidade do aspirante a IF do que com outros fatores como nível educacional, conhecimento sobre finanças etc.

    Exige paciência, foco e satisfação em viver em muitos casos abaixo do que poderia se torrasse todo o dinheiro.

    Ví que você é mulher e encontrou um namorao que virou marido e se tornou companheiro também com relação as finanças, o que sem dúvidas em um ponto muito importante.
    Aliás aproveitando o tem vi o blog Consciente Escolha e ela citou o machismo em comentários nos blogs, não comentei nada lá por não haver opção de comentário anônimo, mas posso dizer que as mulheres que já estiverão ou estão nesse ambiente foram tratadas muito bem de modo geral.

    Por outro lado de uns tempos pra cá vem proliferando na internet conteúdos nos mais variados formatos de homens falando mal de mulheres e de mulheres falando mal de homens.
    E quando digo falando mal não falo sobre críticas que as vezes até são verdadeiras, flo sobre escracho mesmo.
    Sou homem e acho saudável a participação de mulheres aqui, se aparecer algum tipo de critica ou comentário ligado a comportamento feminino saiba filtrar o que faz sentido ou não.
    Porque seui também que em blogs, sites e canais femininos muitas mulheres esculacham os homens.
    Acho que nesse ponto estamos regredindo, infelizmente.

    Tomara que cada vez mais mulheres tenham essa consciência financeira, de poupar, investir etc. Já que a percepção que tenho e que a maioria das mulheres ainda estão longe desse comportamante e muitas mulheres ainda tem certa aversão a homens mais comedidos em suas finanças (taxados muitas vezes como pão duros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anon.
      Vou tentar responder seu comentário em tópicos para não me perder...rsrs

      1. Obrigada pelo seu comentário e por ter compartilhado um pouco da sua história com a gente.

      2. ter a companhia do meu marido nessa jornada é incrível mesmo.

      3. Fomos muitíssimo bem tratadas até então! Ter um blog e compartilhar minhas experiencias está sendo muito melhor do que esperava! Só tenho a agradecer a toda Finansfera pela acolhida!

      4. Meu objetivo com o blog nunca foi levantar qualquer tipo de bandeira, tanto que me preocupei muito com isso no momento de escolher o nome ( https://focoforcaefire.blogspot.com/2019/10/foco-forca-e-fire-de-onde-veio-esse-nome.html ). No entanto, não podemos deixar a sujeira debaixo do tapete: vimos comentários com conteúdo um pouco machista na finansfera. E quer saber? Tá tudo bem! Estamos todos evoluindo. Respondi anonimamente os posts e fui tratada com todo o respeito. Isso é o q importa.

      5. Entendo a sua preocupação sobre os comentários. Criar esse clima de revanche entre homens e mulheres não enriquece em nada o debate (é até uma crítica que tenho do movimento feminista, mas isso é outro assunto). Em nenhuma circunstância tive a intenção de "esculachar" os homens. Sou tão admiradora do gênero que sou casada com um deles! ;)

      6. Estou aqui para agregar, trazer um ponto de vista diferente e trazer um pouco de representatividade. Pq não? Quem sabe com mais mulheres falando sobre o assunto, outras mais possam se interessar também, não é? Podemos sonhar com isso, afinal sonhar não custa nada...rsrsrs

      Abcs.

      Excluir
  5. Muito interessante a sua história.

    Eu comecei a buscar FIRE por dois motivos: primeiro, sou ansioso demais e sempre tenho medo do pior (ficar sem emprego, saúde e dinheiro) e também sei que justamente pelo primeiro motivo acontece o segundo, sou antissocial ao extremo e não sei fazer networking e logo qualquer recolocação demoraria muito no mercado.

    Eu descobri esse mundo em meados de 2015 quando assim como o Cowboy disse estava pesquisando sobre relacionamentos e caí acabei dentro do Blog do Pobretão, a partir dali o Blogroll dele fez o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr Jovem,

      Sobre a ansiedade e o medo do pior eu te entendo DEMAIS! No meu caso, vejo poucas mulheres na área de TI acima de 40 anos trabalhando como programadoras. Tenho muito medo de, ao chegar nessa idade, não conseguir trabalho na minha área.

      Sobre o networking, infelizmente é um mal necessário. Melhorar as relações no ambiente de trabalho, deixando ele mais leve, é realmente muito importante na carreira. Começa
      interagindo mais no linkedin ou na rede social que preferir. Faz um esforcinho...rsrs

      interessante saber que relacionamento e finanças é um tópico de interesse no mundo masculino. Isso me dá algumas ideias de posts...rsrsrsrs

      Obrigada pelo seu comentário

      Abcs.

      Excluir
  6. FFF,

    Realmente cada um tem seus motivos.

    Lembro de um amigo que falava que não vinha de família rica e não gostaria que seu futuro financeiro dependesse de uma empresa. A solução pra esse problema foi prestar um concurso publico. Hoje ele ganha mais de R$ 25k e guarda dinheiro. Podem dizer que concurso nem sempre vai resolver o problema de demissão. Mas no nosso País é muiiiito difícil um servidor publico, ainda mais auditor da receita federal perder o emprego. Ou seja, ele não vai precisar se privar a vida toda guardando dinheiro com medo de perder emprego. Para um mesmo problema sempre existe mais de uma solução.

    Ao meu ver a vida FIRE proporciona liberdade. É esse o sentimento que gostaria de viver diariamente. Apesar de me sentir feliz com a vida que levo, não me sinto livre. A gente poder ter um Patrimônio que gere renda e pague todas as suas contas, deve ser uma sensação única. Poder levar meu filho na escola (hoje não consigo), praticar atividade física a hora que bem entender, ou então pegar a estrada numa terça feira qualquer, deve ser muito bom. Infelizmente a maioria das pessoas nem sonham com isso. Ao contrário a comunidade FIRE mais cedo ou mais tarde estará vivendo essa liberdade.

    Abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kspov,

      De fato, passar em um concurso no Brasil dá essa tranquilidade. No começo da minha carreira pensei nessa possibilidade e prestei alguns concursos. Passei em um deles, mas não pude entrar porque ainda não era formada, na época.

      Almejo essa liberdade que vc descreve. Meu pai é aposentado e ele sempre fala "para mim todo dia é domingo". Sonho com o dia que eu possa falar isso tbm...rsrs

      Excluir