Olá,




quem está na jornada rumo à independência financeira, já sabe que atingir a IF significa ter acumulado patrimônio suficiente para que os rendimentos desse patrimônio cubram o seu custo de vida. Esse "patrimônio suficiente", eu chamo "FIRE Magic Number": o número mágico que vai surgir na minha planilha e que vai me dar a tranquilidade de saber que minhas contas estão pagas sem precisar trabalhar. 

Seguindo a regra dos 4%, o cálculo é simples: 

 <custo mensal> * 12 / 4% = FIRE Magic Number 

Como atualmente, tenho um custo mensal de 5700,00,  o meu FIRE Magic Number é:

 5700 * 12 / 4% = 1.710.000,00

Então, se daqui a 10 anos (ou em menos tempo, ou em mais, sei lá) eu atingir esse valor, posso me tornar FIRE? Não necessariamente...

Esse é meu Magic Number em 2019. Se eu tivesse esse valor na minha planilha HOJE, seguindo a regra dos 4%, poderia me considerar financeiramente independente. 

Eu gostaria de me tornar FIRE em 2032. São 13 anos até chegar essa data e muita coisa pode acontecer até lá. Eu pretendo ter um filho(a), então fica ainda mais difícil estimar esse valor. Além da imprevisibilidade da vida, ainda temos um inimigo silencioso: a  inflação. 

Digamos que minha família (eu, meu marido e filho(a)) consiga manter os nossos custos nessa mesma faixa. Estimando uma inflação média de 4% a.a., em 2032 o  custo mensal equivalente será de 9528,49 (vou arredondar para 9530,00). Sendo assim, em 2032, o número mágico seria:

9530 * 12 / 4% = 2.859.000,00

Uau! O número cresceu bastante, né? Calma! Não desanime! Todas essas contas são para mostrar que a inflação não pode ser desconsiderada! Para combater esse forte inimigo da IF, sigo alguns direcionamentos:

IPCA não é a sua inflação: Geralmente fazemos os cálculos de impacto da inflação utilizando o IPCA, mas esse número é muito amplo. Você pode sentir que os seus custos cresceram bem mais que o IPCA, ou que sofreram um impacto bem menor que o índice. Dá para ter uma idéia mais precisa desse impacto na sua vida. Para isso...

...faça revisões periódicas dos seus custos: Assim que meu marido e eu percebemos que há um distúrbio na força ( nerds entenderão :) ) e os custos fixos estão subindo, revisamos toda a nossa planilha e verificamos o que podemos fazer para voltar aos trilhos. "Você consome todo o pacote de dados de telefonia? Será que não conseguimos um seguro de carro mais barato? Que tal trocar por um estacionamento 30 metros mais distante mas que é 20% mais barato? Se diminuirmos o plano de TV por assinatura vai fazer muita falta?" Podem parecer coisas bobas, mas muitas vezes essas revisões diminuem os impactos dos aumentos inevitáveis de outros custos, como luz, água, combustível, supermercado e outros. Fazendo isso, aqui em casa, conseguimos manter os nossos custos sem impacto algum desse 2016. Nesses 3 anos, o IPCA teve um crescimento acumulado de quase 10% e aqui em casa o crescimento foi de 0%, mantendo a nossa qualidade vida. Isso é uma vitória, mas sei que tudo tem limite e não vamos conseguir fazer isso para sempre, logo...

...acompanhe a sua rentabilidade real: veja se os seus investimentos estão vencendo a inflação ao longo do tempo. Já dizia Warren Buffet: "regra 1: nunca perca dinheiro e regra 2: não esqueça a primeira regra". Cuide-se para não perder o seu poder de compra! Se investe em renda fixa, cuidado com os produtos prefixados de prazo muito longo: atualmente eles batem o tesouro SELIC, mas MUITA coisa pode mudar ao longo do tempo. Em 2015, por exemplo, tivemos uma inflação de 10% e convenhamos que o Brasil não é para amadores, não é verdade? Hoje temos uma inflação baixa, mas o futuro é imprevisível. Por isso... 

...seu plano vai mudar e tá tudo bem: Ao longo da fase de acumulação, o FIRE Magic Number  pode mudar... e tá tudo certo! A única certeza da vida é a mudança. Nesse tempo você também vai mudar: vai estudar mais, ganhar mais experiência e assim melhorando a sua estratégia. É até um pouco de ingenuidade achar que podemos colocar tudo em uma planilha, aplicar algumas fórmulas e pronto! Seu plano está perfeito! Mas cuidado...

... apesar de não conhecer todos os detalhes do caminho, você precisa de uma direção para chegar ao destino: Não é porque não temos todas as informações necessárias para montar o plano perfeito que devemos ficar sem rumo, não é verdade? Se não temos clareza para onde queremos ir, podemos chegar em qualquer lugar (ou a lugar nenhum). Mesmo que não consiga enxergar qual o seu FIRE Magic Number no momento, ele existe e você só vai conseguir alcança-lo se focar nos aportes, acompanhar os seus custos, estudar para melhorar a rentabilidade dos seus investimentos e não esquecer da inflação. Pode ser que alcance o seu número mágico mais rápido do que se espera.

Então, Sra. 3F, se você está lendo isso no futuro e nesse momento algo está interferindo fortemente os seus planos... tenha calma. Você vai conseguir contornar a situação. 

Se você não é a Sra. 3F e está lendo isso aqui, acredito que está em busca de algo grandioso e, só por  querer nadar contra a corrente do consumismo, já é um sinal de coragem. Lembre-se disso.

Nos veremos em breve.




18 Comentários

  1. Triste pensar assim né? Hj R$ 1,7KK seria suficiente e daqui 13 anos vai precisar de mais R$ 1,1kk. Mas é a realidade.

    O que temos em comum que meu objetivo é atingir Fire daqui 13 anos também.

    Abs e sigamos aportando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco triste, sim. Por um momento pensei em não escrever mas... Buscar FIRE não é para os fracos.

      Temos que encarar a realidade enquanto ainda podemos fazer ajustes. Quanto mais cedo entender, melhor.

      Excluir
  2. Atualizamos nosso termometro FIRE para considerar os marcos e a inflação. Agora ficou mais realista. Mas veja que se descontar a inflação nos seus rendimentos esperados vc mantem o poder de compra e pode manter a meta em 1,7M. Nominalmente terá muito mais mas a valor presente as coisas se mantém nos números que está calculando hoje. Existem diversas manteiras de fazer e a sua está correta assim como quem ajusta os rendimentos e mantem o custo atual fixo tbm está. Abcs e obrigado pelo link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá AA40,

      eu vi o termômetro e ficou MUITO Legal! Assim que terminei de publicar aqui, fui dar uma checada na FIRESFERA e vi o seu artigo. Fiquei muito feliz qdo vi o campo de inflação! :)

      Não foi a intenção do POST demonstrar que a minha maneira era a única correta (longe de mim ter essa pretensão!). Foi só o meio que encontrei para dar mais destaque ao fator "inflação" mesmo e desabafar um pouco, pq realmente é um ponto que me angustia no longo prazo.

      Excluir
  3. o custo mensal é corrigido pela inflação, mas os aportes para atingir fire tbém o são (ou deveriam obrigatoriamente ser), então acaba dando na mesma. em 2032 qdo vc olhar pra 2.859.000,00 é como se estivesse olhando hoje pra 1.710.000,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anon,

      No meu planejamento, os aportes crescem a porcentagem de acordo com o IPCA ou 5% (o que for maior).
      Sobre o valor, só vai dar na mesma se eu fizer os investimentos corretamente e, descontando IR, compensem a inflação. Acredito que estou no caminho certo, mas mantenho o alerta ligado.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Abcs.

      Excluir
  4. Olá 3F, meu cálculo ficou bem próximo ao seu (tenho uma filha) e penso que a diferença ficou bem por conta da escola+Kumon que estou pagando para ela. Como moro do interior, não pago absurdamente caro em escola (uns R$ 800,00). E compro só roupas necessárias e brinquedos a maioria ela ganha. Penso que sabendo organizar direitinho filho não atrapalha, só dá mais motivação para termos tempo! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CE, também penso a mesma coisa. Acho que filho só atrapalha a jornada se a pessoa for pouco disciplinada ( afinal de contas, quem faz a gestão da financeira é o pai/mãe e não o filho, não é? rsrsrs )

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
    2. Atrapalha se planejar em viajar direto como no meu caso ai é muito mais caro e trabalhoso.

      Excluir
    3. Olá, Anon,

      com filhos (acredito eu, já que não tenho), o planejamento financeiro tem que ser feito com muito mais cuidado. Pode ser que não consiga viajar com tanta frequência, mas dá pra tirar uma folguinha de vez em qdo (pelo menos eu espero conseguir fazer isso...rsrs)

      Abcs.

      Excluir
  5. Ótimo post. Sucinto e preciso. Usei sua tabela para acompanhamento da evolução da carta previdenciária em meu blog www.menteinvestidora.blog.br com o devido crédito. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MI.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Fico feliz que a planilha foi útil. O plano é fazer uma coletânea delas por aqui.

      Abcs.

      Excluir
  6. Olá FFF,

    Seu magic number é parecido com o meu. Também me declaro IF com 2 milhões.

    Espero atingi-lo daqui há 15 anos.

    Vamos ver rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, II,

      O meu prazo planejado tbm é de 15 anos rsrs
      Vamos em frente!!!

      Abcs.

      Excluir
  7. Escutei seu podcast hoje e virei seu fã. Vou acompanhar cada postagem do seu blog e ver como será daqui em frente. Nunca desista, precisamos de mais mulheres neste mundo financeiro.
    -Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon (Andressa),

      fico MUITO feliz que tenha gostado! Criei o blog com o objetivo de registrar a minha jornada para revisitá-la no futuro, mas ajudar alguém é maravilhoso!!!

      Vamos nos fortalecer para atingirmos os nossos objetivos!

      Bjs.

      Excluir
  8. Oi 3F, se interessar, tem uma forma mais precisa de estimar o seu numero magico. Vou deixar os links, sao 2 planilhas diferentes mas a idéia central é a mesma, depois da uma olhada com calma.
    http://querovirarvagabundo.blogspot.com/2018/11/orcamento-pos-if.html
    https://viagemlenta.com/a-tsr-planilha-de-plano-patrimonial-e-meu-historico-tnrp/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sra. 3F!

    Descobri o seu blog através do podcast do SrIF365.
    Eu também adoto a regra dos 4% como referência para o meu "FIRE number"!
    Parabéns pelo conteúdo, você escreve muito bem! Já coloquei o seu blog na minha lista de recomendações no www.ifologiapop.com e vou acompanhá-la.

    Deixo aqui o convite para conhecer o meu blog também.

    Um abraço e sucesso na sua jornada!

    IFólogo Pop

    ResponderExcluir