Ansiedade ou depressão afastaram 3 trabalhadores por dia no DF em 2023 |  Metrópoles


Olá! Tem alguém aí?

Nossa, quanto tempo... 

Não sei por onde começar, tantas coisas aconteceram... Mas vamos lá! Vou seguir escrevendo...

Hoje abri o YouTube e como recomendado surgiu um novo vídeo de um canal que eu acompanhava a anos atrás e que tinha parado de postar vídeo... e tinha voltado hoje.

Pensei... "e se eu voltasse também?" Veio uma empolgação e a vontade de escrever aqui novamente.  

A pandemia mexeu muito comigo. Sinto que não sou a mesma pessoa de antes. Sinto saudade de quem eu era antes. Revisitar os posts do blog, dos comentários e das minhas respostas me fez relembrar e me fez bem.

Eu estou a algum tempo querendo buscar alguma atividade que me faça bem. Sendo mais específica, sentir prazer ao fazer algo. Queria ser umas dessas pessoas que são realizadas no trabalho, sabe? Mas não sou. Trabalho pra ganhar dinheiro. Ponto. 

Ao longo da vida tentei fazer algumas coisas por prazer e sempre desistia, cansava, enjoava... Já tentei pintura, desenho, crochê, fotografia, violão, costura... 

Em alguns momentos eu estou SUPER focada em algo e com um tempo eu perco o ritmo e vou desistindo. Isso aconteceu com esse blog e com os planos de FIRE também, mas fica pro outro post.

E isso sempre me angustiou.

Não tenho hobbies. Não gosto de nada. São coisas que eu sempre dizia.

E hoje, qdo eu vi esse vídeo me deu um estalo. O vídeo falava sobre fotografia e pensei: "será que deveria voltar a fotografar?" Deu preguiça. Acho que não é isso.

E se eu escrevesse sobre filmes/séries? Eu já adoro filmes e séries. Seria legal escrever sobre isso porque é um assunto que gosto muito. Mas sei lá... vou ficar dando opinião como se fosse crítica de cinema? Tenho vergonha...

E se eu falasse sobre investimentos? Aposentadoria? Planejamento financeiro? Eu estudei tanto sobre isso. Acho que posso compartilhar meu conhecimento. Mas já tem tanta gente fazendo isso, quem sou eu pra falar...

E se eu voltasse a focar no projeto FIRE? Voltasse a escrever no blog? Bom... é o que estou fazendo no momento agora.

Depois de tantas voltas que minha cabeça deu. Refleti que apesar de não ser autoridade em nenhum desses assuntos, eu gostaria de me expressar, mas não oralmente. Fazer vídeo e dancinha pro tiktok? Não dá. Esse bonde passou.

Será que o eu gosto mesmo de fazer é... ESCREVER? 

Tive alguns diários na adolescência e já escrevi cartas para mim mesma durante minha vida. Eu sempre gosto do que tá escrito, no sentido da forma do texto. Gosto mais de como me expresso em texto do que quando eu falo.

Será que a atividade que sinto prazer é... ESCREVER? 

Eu não sei.

É a minha suspeita. 

Nesse momento, estou empolgada para voltar e escrever sobre como está meu patrimônio, o que fiz nos últimos anos e como está minha jornada financeira. Apesar de não postar, não deixei de acompanhar alguns blogs da firesfera:

Vamos ver o que acontece. 

Espero que minha suspeita esteja certa. 

Nesse momento eu me sinto bem.

Nos vemos por aí. Quem sabe.

4 Comentários

  1. Que bom que voltou! Desde que descobri esse mundo fire passei a acompanhar dezenas de blogs. Toda vez que alguém some vem aquela preocupação: o que será que aconteceu? Desistiu? Morreu?
    Quando um blogueiro fosse parar ou dar um tempo deveria avisar. A nossa jornada é muito solitária. Vocês são nossa companhia. Eu cheguei lá. Já estou vivendo de renda. Só que não foi por opção. Ainda bem que estava preparado. Só que depois de 40 anos trabalhando ainda estou me acostumando com essa nova vida.
    Vida longa ao seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, tudo bem? A pandemia assombrou muita gente né? Também quase fui varrida pra debaixo do tapete rsrs, mas aos poucos a gente vai melhorando. Sobre sua dúvida sobre qual assunto escrever, acho que você deve escrever o que der na telha mesmo, não precisa ser só sobre FIRE. Eu mesma, já escrevi sobre tantos assuntos... às vezes fico pensando que a pessoa que me segue ou é doido ou curioso mesmo, porque falo sobre dinheiro, sobre investimento, FIRE, sobre maternidade, sobre horta (já pegou essa minha fase?), sobre culinária, artesanato, livros kkkkk... olha, são tantos assuntos aleatórios, mas que no final, acabam se conectando. Escrever faz bem, porque ajuda a organizar nossas ideias, e só por esse motivo, já valeu a pena. Que bom que está de volta. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. A vida é assim mesmo, as vezes nos empolgamos, as vezes desanimamos, mas o ponto é continuar seguindo. "continue a nadar" faz mais sentido quando se é adulto kkk
    boa volta.

    http://serricoounao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá FFF, bom dia

    Também fiquei um tempo sem postar, apesar de acompanhar e comentar os blogs da Firesfera. Optei por postar trimestralmente após o fechamento dos balanços.

    Realmente é uma jornada muito solitária, compreendo o que você está sentindo. Tentei conversar com colegas, familiares e amigos no mundo real. Foi em vão e cheguei a questionar se fazia sentido essa jornada IF.

    Mas a comunidade me ajuda a manter a disciplina, a cada post, a cada comentário, eu sinto minha perseverança ser renovada e manter a caminhada.

    Abraços e bom retorno.

    ResponderExcluir