Olá!!!!

Eu dei uma sumidinha... como estão vcs? Todos se cuidando? Já enlouqueceram com a quarentena? 

E os circuit breakers em sequência, hein??? Se vc está lendo esse post agora é pq seu coração aguentou a emoção...😂Você já consegue rir daquela situação ou ainda dói só de lembrar???


Fiz muitas perguntas.. agora está na hora das minhas respostas: Estou bem, tentando me cuidar o máximo que posso. Eu e o Sr 3F estamos trabalhando em casa desde meados de março, então saímos pouquíssimas vezes desde então. Confesso que tenho semanas extremamente produtivas e outras que mal consigo ficar na frente do computador. Estou tentando encontrar o meu equilíbrio mental e, apesar de saber que vai demorar MUITO para andarmos sem medo pelas ruas,  preciso me conformar com essa nova realidade e diminuir minha ansiedade. Me contem como vocês estão nos comentários, tá? 

Voltando aos números... que março louco foi esse, meus amigos??? A parte de RV da minha carteira teve uma queda de -20,92%!!. A parte de RF amorteceu a queda e, no geral, a minha carteira total teve uma queda de -8,54%!! Que dor!!!!😅😅😅

O mês de abril foi mais calmo. A bolsa deu uma leve respirada (  Sérgio Moro veio pra bagunçar no fim do mês, mas deixa pra lá 😋) e tivemos uma rentabilidade de + 6,92% na parte RV. A carteira como total teve uma rentabilidade de +2,71%. Fizemos um grande aporte esse mês de R$21.083,10, pois meu marido teve as férias antecipadas por causa da quarentena ( 😕). Boa parte do aporte foi pra fundo SELIC, mas não deixei de comprar ações/FIIs nesse período. Ainda mantenho meu plano de ter 60% RF e 40% RV.  Nesse momento deixei de realizar compras de CDBs, LCIs de bancos médios. A saúde financeira dessas instituições me preocupa. "Mas tem o FGC!!!"! Eu sei, mas o FGC não tem como pagar todo mundo de uma vez e estamos em uma crise que não somente um, mas vários banquinhos podem quebrar. Imagina só muita gente querendo a garantia do FGC ao mesmo tempo! Posso estar exagerando? Posso! Mas essa é a parte da carteira que tenho que ter menos risco. O risco maior corro nas parte de RV.

Eita! Voltei inspirada e escrevi demais!!! Sem mais delongas, segue os gráficos abaixo. Atenção especial ao TOMBO de valorização em março!



Consolidando os números de abril:

Patrimônio: R$ 297.675,68
Aporte: R$21.083,10
Rentabilidade RV: + 6,92%
Rentabilidade CARTEIRA:  +2,71%

Nos veremos em breve.

8 Comentários

  1. Apesar de ter boa parte dos meus investimentos em produtos de bancos pequenos, estou cancelando totalmente este tipo de operação no futuro. Cheguei à conclusão que os resgates constantes a cada vencimento de CDB prejudicam enormemente a curva ascendente de rendimentos em decorrência do pagamento de impostos. Além disso, o dinheiro fica indisponível por um longo período, o que não acontece no tesouro direto. Um título do tesouro direto IPCA com vencimento longo tem uma curva ascendente constante sem as penalidades de pagamentos de impostos q ocorrem a cada dois ou três ou cinco anos. Na comparação do cdb (130% do cdi) com tesouro 2035 ou 2045 a diferença é brutal. Acho q o unico cdb q nao me arrependo de ter adquirido foi o cdb 12,5%a.a. do banco maxima. É uma boa aposta que não dava pra perder. O resto q tenho é lixo (+120%, +123%, +130%...)
    Me perdoe a intromissão, quero só compartilhar minha opiniao.
    Ábs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá IR,

      nesses últimos 6 meses deixei de investir em CDBs e investir somente em LCIs justamente para correr do imposto. De fato, ter um CDB com menos de 2 anos ( e pagar o mínimo de imposto ) realmente é maléfico, mas nunca tinha pensado se investimentos acima de 2 anos os impostos tivessem um impacto grande na rentabilidade. Tem algum estudo sobre isso?

      Seu comentário foi SUPER relevante! Comentários enriquecedores como o seu são super bem vindos! Muito Obrigada!

      Abcs e bons investimentos!

      Excluir
  2. Nada mal. Eu já desisti do meu curso MBA e estou me preparando para o pior, perder a vida pela Covid. Aqui em Manaus é bem provável. E mesmo se escapar emprego já era.
    Conheço muitos amigos que também estao desistindo de tudo e esperando pelo fato inevitável. Nao vale a pena viver num mundo destes nem lutar mais, já deu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Anon,

      pelo noticiário vemos a situação de Manaus e ficamos muito tristes, de verdade. Mas lembre-se, onde há vida, há esperança. Não desista! Vivemos momentos difíceis ( vc bem sabe ), mas enquanto podermos lutar, temos que lutar!
      Agora é hora de reavaliar os planos ( como o seu MBA ), mas não é hora de jogar a toalha. Podemos dar um pause, ficar desanimado e desmotivado. Isso é normal. Mas lembre-se: assim como a peste bubônica, a crise de 29, a segunda guerra mundial... ISSO VAI PASSAR!

      Excluir
  3. Olá, 3F.

    Seja bem-vinda de volta. Seu patrimônio quase não caiu. Muito bom.
    Aporte muito bom. Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      É bom estar de volta. Sobre o patrimônio, a queda de -8,54% foi relevante pra mim, mas pra quem tem 100% RV essa queda é fichinha, né? hehehe

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá, você não está exagerando não. O FGC só cobre 3% da carteira de investidores, se um banco médio quebra já complica pro lado dele. É sempre um ponto a se pensar essa "insegurança".

    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI,

      de fato, coloquei a insegurança ( ou o risco ) como um critério ainda mais forte para os meus investimentos em renda fixa.
      Essa crise está me trazendo um grande aprendizado.

      Abcs e bons investimentos

      Excluir