Olá,

o final do mês de novembro e o começo de dezembro foram muito atribulados e por isso não consegui registrar o fechamento mensal logo no comecinho do mês, mas vamos lá:


O mês de novembro fechamos com o patrimônio de R$ 264.535,99 com uma rentabilidade mensal de 1,04%. Como ocorreu nos últimos meses ( viva o bull market ), as ações/FIIs foram os responsáveis pela boa alta esse mês. 

O aporte de R$8170, 24 foi feito somente na parte de renda fixa na carteira. Uma parte investido em Tesouro SELIC e outras em LCIs indexados à inflação ( tenho medo de inflação, como pode ser visto aqui ). Seguimos na estratégia de manter 40% RV e 60%RF.  






Esse ano tivemos uma alta rentabilidade na carteira. Como tenho pouco tempo de RV e só investi em tempo de bull market, tento me manter sempre vigilante para não me achar a "gênia" do mercado e apostar mais do que consigo suportar. Acredito que estou conseguindo.

Procuro consumir o máximo de informação possível que está disponível online, além de ler alguns livros. Comprei em novembro o livro Arriscando a própria pele do Nassim Taleb. Estou achando interessante ver que os conceitos presentes nesse livro ajudaram a formar o mindset de muitos influenciadores digitais financeiros que tem por aí. Enquanto leio, vejo que já conhecia muito dele por meio das postagens desses influenciadores.

Resultado de imagem para arriscando a própria pele
Vocês consomem conteúdo desses influenciadores digitais financeiros? Quais?
Quais livros que mais te ajudaram a construir o mindset que tem hoje em relação as finanças?

Nos veremos em breve.

12 Comentários

  1. Parabéns pela performance!!! Uso renda fixa apenas como reserva de oportunidade e emergência.

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samurai,

      Obrigada. Admiro as pessoas que têm o perfil 100%RV e usa RF somente como reserva de emergência, mas realmente não é pra mim, no momento.

      Abcs e bons investimentos.

      Excluir
  2. Parabéns. Bom ver que as pessoas ainda investem na renda fixa apesar do bear market atual. Sabemos que isso vai passar em breve. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Anon,
      como disse no comment acima, não é meu perfil ter 100% RV. Preciso de RF para dormir tranquila e não sofrer com as oscilações do mercado.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Parabéns pela rentabilidade. É muito bom ter o pé no chão nesse momento de bull market, grandes oportunidade estão por vir e ter metade da carteira em Renda Fixa vai ajudar a absorver os impactos e dar capital para aproveitar grandes oportunidades.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador,

      Obrigada. Tento manter o pé no chão sempre.
      Temos grande parte RF principalmente pelo nosso perfil de risco mais moderado mas , de fato, temos uma parte desse montante destinado a uma reserva de oportunidades.

      Abcs e bons investimentos.

      Excluir
  4. Cheguei agora por aqui. Parabéns pela organização, adorei o blog! Parabéns pelo valor do aporte nesse mês e por compartilhar essa jornada com seu marido. Nosso patrimônio é parecido e estou na mesma pegada... comecei meu blog recentemente e nossa comunidade é maravilhosa.

    Abraços.

    PS: Já lhe adicionei no meu blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID,

      Que bom que gostou do blog! Fico muito feliz!
      Bom saber que estamos na mesma pegada. A caminhada rumo a IF muitas vezes é um pouco solitária e compartilhar com pessoas que estão na mesma jornada é muito enriquecedor.

      Abcs e bons investimentos.

      PS: Vou te acompanhar e te adicionar no meu blogroll tbm ;)

      Excluir
  5. O livro que mudou minha forma de pensar sobre investimentos foi The Bogleheads guide to investing. Fantastico. Abs. Muito boa sua entrevista ao sr if 365.
    https://aposentado39.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA39,

      não conhecia esse livro. Vou dar uma olhada.
      Que bom que gostou do podcast!

      Abcs e bons investimentos.

      Excluir
  6. Olá, um influenciador digital que gosto é o Eduardo Cavalcanti. Ele não é dos mais badalados, mas tem uma postura sensata com relação à RV, pelo menos ao meu ver. Se tiver interesse dê uma olhada no canal dele no Youtube...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Turista,

      conheço o Eduardo Cavalcanti. Gosto muito dele e das suas análises de 3 minutos... =)

      Gosto de ver as análises completas do Fábio do canal do holder tbm. Se gosta do Eduardo, acredito que vá gostar do Fábio.

      Abcs e bons investimentos.

      Excluir