Olá,



durante esses anos de jornada pela independência financeira, criamos em casa um pacote de perguntas que nos ajudaram (e muitas ainda ajudam) a manter nosso orçamento em ordem. Essas perguntas são úteis para procurar itens no orçamento que podem ter os custos reduzidos e também nos ajuda a economizar em itens de lazer, sempre mantendo a qualidade de vida.

Deixo aqui embaixo a lista das nossas perguntas e também um pouquinho da nossa experiência ao respondê-las.

Eu consumo todo o pacote de dados de telefonia? Por VÁRIAS vezes acessei o site da minha operadora de celular e vi que um novo plano foi lançado, era mais barato que o meu plano atual e atendia perfeitamente minhas necessidades. A última vez que verifiquei, a operadora tinha um plano com uma promoção que dobrava o meu pacote de dados e ainda pagaria mais barato. Ebaaaaaa!

Será que consigo um seguro de carro mais barato? Pagava um seguro com pacote completo, cheio de benefícios e com franquia reduzida. Troquei por um plano com a mesma cobertura completa em caso de acidentes, só que sem os benefícios extra (como assistência para eletrodomésticos) e retirei o custo da franquia reduzida. Reduziu o valor do seguro em 30%. 


Se diminuirmos o plano de TV por assinatura vai fazer muita falta? Se ainda tiver, veja realmente se você assiste aos canais de filmes e esportes. Caso já não pague a mais por esses pacotes, verifique se não existe planos mais baratos. Tem alguns planos que retiram alguns canais que mal sabemos que existem. Dá uma olhada, não custa nada! 

Tem plano de fidelidade nesse restaurante? Se você almoça fora de casa, é bom procurar um restaurante que tenha plano de fidelidade (aqueles planos em que você não paga após completar uma quantidade de compras, sabe?). Se você trabalha e recebe Ticket refeição, esse dinheiro que você economizou vai ser útil...

Nesse restaurante aceita Ticket Refeição? Onde moro, muitos bares e restaurantes aceitam ticket refeição. Se fizer tudo certinho, utilizar o cartão fidelidade e sobrar algum dinheiro, dá pra ir em uma bela pizzaria. A pizza tem sabor especial de economia! Uma delícia! 😄

Será que esse restaurante tem promoção no site de compra coletiva? Não precisa deixar de frequentar o restaurante que quer (e se tiver dentro do orçamento) mas, se conseguir ir com um desconto fica melhor ainda! 

Estou usando o programa de pontos do posto de combustível? Se você tem carro, vai ter que gastar  com combustível. Dá uma olhadinha no programa de pontos, você pode encontrar alguns descontos que sejam úteis para você, principalmente em itens de lazer.

Será que consigo pagar meia-entrada no cinema? Muitos programas de pontos (Postos de combustíveis, plano de telefonia, cartões de crédito) oferecerem direito à meia entrada no cinema, ou então o benefício "compre 1 leve 2". Além disso, pelo menos onde moro, alguns cinemas vendem ingressos para sessões durante a semana com preço de meia-entrada nos sites de compras coletivas. O filme fica bem melhor! Se mesmo pagando meia o filme continuar ruim, pelo menos você pagou metade do preço! 😉


Enfim, espero que as perguntas e as experiências te ajudem também. Escreva nos comentários se essas dicas deram algum resultado!

Antes de me despedir, uma última pergunta:

Você não paga anuidade no cartão de crédito, né?

Nos veremos em breve.


7 Comentários

  1. Ótimos pontos 3F. Quero ressaltar aos leitores que não apenas leiam mas ajam !! Pegue o telefone e ligue para sua tv a cabo, é chato mas é assim que se consegue. O mesmo para seguradoras....não fiquem só lendo mas é preciso agir e isso falta muito ainda na nossa comunidade. Volte e conte o que conseguiu. Abcs e parabéns 3F!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      Obrigada pelo seu comentário! Dá um trabalho danado, mas não tem jeito.

      ps: vou adicionar no POST a sugestão de compartilhar nos comentários os resultados

      Excluir
  2. 3F,

    Muito boa as dicas.

    Em relação a TV só assisto esporte, no caso todos os canais de esporte, eu vivo procurando uma promoção. E não tem jeito, pra ter ESPN, SPORTV, FOXsport, BANDSPORT, FOXPREMIUM etc... só os pacotes mais caros.

    Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá KSPOV,

      eu tbm pago mais caro por causa do SPORTV e ESPN :(
      Temos que nos dar alguns luxos de vez em qdo, né? Temos que viver enquanto acumulamos... :)

      Obrigada pelo seu comentário.
      Abcs.

      Excluir
  3. Excelente post.

    Também gosto de revisar esses gastos, em especial com assinatura de serviços e alimentação. O mercado atual é bem dinâmico e recomendo que todos revisem pelo menos uma vez ao ano essas questões, na maioria das vezes terá surgido opções mais vantajosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr Jovem,

      sobre alimentação, antes de pedir algum delivery sempre checamos se tem algum cupom de desconto (pelo menos para retirar o frete).

      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  4. Perfeito! E algumas das dicas são bastante óbvias, né? Quanta gente não usa nem 50% do plano de celular ou paga uma fortuna de TV a cabo para assistir canais de TV aberta??

    ResponderExcluir