Olá,
começarei a registrar a evolução do patrimônio por aqui também.

- "Também?" Como assim?
- Por que investimos desde 2016 e como sou a maluca das planilhas tenho tudo bem organizadinho =)

Vamos lá: o mês de setembro/19 foi fechado com o patrimônio (descontado  IRRF da renda fixa e Tesouro Direto) de R$ 237.869,97. Esse valor está investido em Renda FIXA e Renda Variável, da seguinte forma.




Apesar de investir desde 2016, a carteira de renda variável foi iniciada em 2019 e está dividida ações (55%),  ETFs (5%) e FIIs (45%).



Acho que 40% é o teto de renda variável que conseguimos suportar. Como tenho pouquíssimo tempo vendo a volatilidade do patrimônio (que nem foi tanta assim, nesse período), vamos dar um tempo com essa porcentagem, enfrentar as crises que virão e entender a nossa tolerância ao risco.

Nos veremos em breve.




6 Comentários

  1. FFF,

    Como vc e seu marido trabalham, esse Patrimônio é seu ou do casal?
    Caso o patrimônio seja dos dois, esse percentual de alocação de 40% em RV é decidido entre ambos? Ou seja vcs tomam decisões conjuntas para alocação dos recursos?

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kspov,

      o blog é meu mas o patrimônio é do casal =). Desde o momento que decidimos morar juntos (em meados de 2015) fizemos um planejamento de como lidaríamos com as finanças e seguimos até hoje.

      Como eu sou mais interessada no mercado financeiro que ele, acabo sendo a responsável por analisar os papéis e apresentar as estratégias, mas o Sr. 3F está ciente e entende plenamente como tudo funciona. Tudo é feito em comum acordo e faço questão de deixar claro (quase que diariamente) os riscos de investir em RV. Os fechamentos mensais que serão postados aqui, já são feitos em casa desde o comecinho da união...rsrs

      Em breve farei um post explicando como essa dinâmica funciona.

      PS. relendo o POST percebi que, ao utilizar sempre EU, acabei dando a impressão de ser somente meu patrimônio. Farei esse ajuste no texto.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  2. Bela grana pra comecar. Vou seguir seu blog gostei do teu estilo de escrever. - Jair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jair,

      Muito obrigada! Fico feliz!

      O blog eu comecei a pouco tempo, mas tô guardando $$ desde 2016.

      Abcs e espero te encontrar nos próximos posts! :)

      Excluir
  3. Controle muito bem feito, vou acompanhar para aprender algo contigo! Belo patrimônio também rsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SF,

      Só tenho 3 anos investindo, tenho muito o que aprender ainda. Trocando experiências, aprendemos todos. Vou te seguir tbm.

      Obrigada pelo seu comentário.

      abcs e bons investimentos.

      Excluir