Olá,

Fechamos o mês de outubro com o total de R$ 253.723,82 com uma rentabilidade mensal de 2,42%. As ações/FIIs tiveram uma boa alta esse mês e houve um bom ganho com a marcação dos títulos públicos.

O aporte de 10k foi principalmente para o tesouro SELIC e comprei um pouco IVVB11. Os proventos recebidos são sempre reinvestidos. Mantenho 40% da alocação em Renda variável e a estratégia de aportar em renda fixa, para manter essa proporção. Sem vendas de ações. Sou do time B&H.... rsrsrs


O texto do AA40 sobre a indexação da carteira está me fazendo refletir sobre a estratégia de renda variável na minha carteira. Apesar de concordar com as premissas ( afinal, quem sou eu pra me achar a "espertona" que vai ganhar do mercado no longo prazo ), eu realmente não gosto da alocação do BOVA11, não gosto de commodity e de empresas que o governo está envolvido na gestão. Acredito que a bolsa vai evoluir nos próximos anos e que essas empresas passarão a ter menos impacto no ETF, o que me deixaria mais confortável em seguir essa estratégia de indexação. Quem sabe, né? Vamos aguardar...

Por enquanto, invisto em IVVB11 para ter uma fração da carteira em outro mercado, mas acho que no futuro irei abrir conta em corretora americana e investir direto por lá (para bolsa americana, a idéia é só comprar ETFs). Acho que o patrimônio atual não é grande suficiente para esse trabalho. A liquidez de IVVB11 atende. 

Estou feliz com o resultado das decisões tomadas nos últimos anos. Nesse ano, aportamos mais que o dobro do ano passado, o que fez o montante subir bastante. Ano que vem, com o fim do financiamento do imóvel, a tendência é aportar nesse mesmo volume. Com esse crescimento, que é esperado e desejado (óbvio), traz também uma preocupação em tomar as melhores decisões. Quando erramos com pouco é mais fácil consertar quando se erra com muito, né? Eu sei que para muitos na firesfera esse montante é muito pouco, mas pra mim já é algo considerável. 

O que vocês acham? Sua opinião é muito bem vinda!


Nos veremos em breve.

9 Comentários

  1. Olá, 3F.

    Muito bem. Aporte muito bom.
    Eu também não gosto do ibov. Há muito lixo. Prefiro investir escolhendo minhas ações.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cowboy.

      Além de ter muito lixo, não paga dividendos. Torço para termos um ETF melhor no futuro.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Abcs.

      Excluir
  2. Muito interessante.

    É intrigante o dilema que vivemos na hora de investir em ações não é mesmo? De um lado, a falta de conhecimento minucioso sobre ás empresas e a probabilidade baixa de vencer o mercado e do outro lado a crítica sobre a composição dos ETFs e a crença de que podemos fazer melhor escolhendo os ativos.

    Um ótimo novembro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Sr Jovem, estou vivendo esse conflito...rsrs

      É difícil para mim deixar a responsabilidade da alocação do dinheiro que dá tanto trabalho pra conseguir nas mãos do mercado. Geralmente, sempre escolho a opção de sofrer as consequências dos meus próprios atos, do que de algo feito por outro alguém.

      Hoje, eu não conseguiria alocar 100% da parte RV em BOVA11. Acho que isso iria me fazer ficar olhando a cotação freneticamente. Hoje, como estudei as empresas e acompanho os resultados, me sinto mais segura ( pode ser besteira isso? Pode sim, afinal não sou expert no mercado financeiro, mas é o q me faz dormir em paz e não ficar preocupada com cotação ).

      Será que Freud explicaria isso? Possivelmente...rsrs

      Obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  3. O que nos diferenciam nós, homens, em relação a elas, em busca da independência finnaceira?

    https://www.menteinvestidora.org/2019/11/o-que-nos-diferenciam-nos-homens-em.html

    ResponderExcluir
  4. Olá FFF,
    Tb gosto de escolher minhas próprias ações, que não difere muito da maioria. As boas empresas estão aí gerando lucros e mais lucros. Não acho algo tão complicado assim. O que precisamos ter é disciplina para acompanharmos nossos ativos. Se entender que a empresa não interessa mais ficar na carteira é só trocar por outra. para os adeptos do B&H essa análise é de tempos em tempos.

    Lembro uma vez numa roda de amigos conversando sobre investimentos, a maioria dizia que não tinha conhecimento sobre ações e analisar empresas. qual foi a surpresa, quando uma senhora de 64 anos disse que investia desde seus 35 anos, e ela que escolhia suas ações.... todos ficaram de boca aberta. o grupo de amigos era formado por engenheiros, economistas, contadores...e ela que era da area de TI. Ela nos disse:" O que vocês fazem diariamente, o que vcs desenvolvem diariamente é muiiiiito mais complexo do que analisar algumas empresas e encontrar as empresas boas e lucrativas. Eu estava rindo por dentro, pq sabia que ela estava certa.

    Abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Kspov,

      também não acho complicado escolher as ações e é isso que me preocupa: será q estou confiante demais?
      Tenho pouco tempo de bolsa, não passei por uma crise ( o máximo que tive foi três meses de loss seguidos ), e é como dizem por aí: "no bull market, todo mundo é o gênio da bolsa" rsrsrs

      Tento manter a minha autoconfiança, mas sempre vigilante.

      PS. Quero ser que a senhora que vc descreveu...rsrs

      abcs e bons investimentos

      Excluir
  5. Adicionei seu blog na minha lista. Vou acompanhar.

    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir